Para a maioria dos que estão iniciando a prática do Scrum, uma cerimônia que normalmente é esquecida é a Retrospectiva da Sprint. No treinamento Jornada Scrum dedicamos momentos importantes do curso para abordar este momento. Sinceramente, é o meu momento favorito da Sprint.
Numa Retrospectiva da Sprint, o Scrum Master debate com profundidade o processo da equipe Scrum. Mais do que isso, a equipe olha para dentro de si mesma e procura meios de melhorar seu processo e buscar onde podemos procurar formas de fazer nosso trabalho de uma forma melhor e mais eficiente.
Neste momento, todos devem ter a oportunidade de falar, colocar seus pontos de vista, sugerir temas e os debates precisam ser conduzidos, sem personificação de culpados. Costumo brincar que é o momento “salão de beleza” do time Scrum, pois eles precisam se desligar totalmente do trabalho, do mundo exterior e focar somente em si próprios.
Já tive a oportunidade de conduzir muitas Retrospectivas de Sprint e de fazer muitos coachings com outras equipes deste momento. A experiência realmente vale à pena quando bem conduzida. A tendência dos praticantes que iniciam a prática Scrum é suprimir este evento por acreditar que ele seria uma perda de tempo e que o foco deve ser no produto e ter o maior tempo possível para “trabalhar”.
Quem já realizou o treinamento Jornada Scrum já sabe que esta cerimônia é a chave para o ganho de velocidade e maior integração da equipe.
Até a próxima!