Blog

Conheça o Avião de Caça construído com Scrum!

29 de outubro de 2020


No livro “Scrum: Guia Prático” de J.J. Sutherland (filho do co-criador do Scrum e co-autor do Best-seller “Faça o dobro do trabalho na metade do tempo”) vemos o relato da fabricante de aeronaves sueca Saab. Eles são um dos maiores do mundo em seu segmento e competem com grandes potências americanas e russas pelo mercado de aviões de caça. Há muitos anos utilizam as práticas Scrum para esta finalidade.

O avião Gripen E é totalmente modular, ou seja, para atualizar um componente basta remover e incluir um novo. Os caças convencionais americanos, para se ter uma ideia, possuem uma complexidade bem maior para fazer qualquer atualização. Isso também gera um custo maior.

A abordagem modular do Gripen E otimizou muito os custos de manutenção. Manter 150 caças Gripen E no ar por 40 anos custa 22 bilhões de dólares, sendo metade do custo para manter 65 caças americanos F35 em igual período.

O segredo disso? Eles possuem um programa chamado Scrum@Scale em que todos departamentos da empresa (engenharia, design, sistemas e etc) possuem equipes multifuncionais rodando com Scrum.

Transcrevo abaixo a provocação que J.J Sutherland faz sobre a utilização do Scrum nas empresas:

“A Saab construiu um caça altamente avançado do zero. Muitas vezes trabalho em empresas cujos gestores dizem: ‘Ah, a estrutura do Scrum é boa para desenvolvedor de softwares. O que estamos fazendo é complexo demais para isso.’ É nesse ponto que geralmente começo a contar sobre o Gripen e comento: ‘Tenho certeza de que o que você está fazendo ou fabricando não é mais complexo que um avião de caça’.” (Sutherland, 2019)

E qual a relevância disso para nós?

O Brasil fez recentemente uma grande aquisição de caças Gripen, sendo que a primeira entrega foi em 2019. Veja abaixo, como é um vôo de um caça Gripen E, o caça feito com a ajuda do Scrum!

Para quem ainda não conhece, recomendo a compra e leitura do Livro Scrum: Guia Prático de J.J Sutherland lançado em 2019.