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Como a ITIL 4 pode ajudá-lo a construir uma estratégia para se adaptar e prosperar em tempos turbulentos

17 de junho de 2021


Qualquer organização que ainda esteja de pé após os últimos 18 meses pode razoavelmente dizer que lidou com a mudança. Mas nem todos podem dizer que estão prosperando com essas mudanças e prontos para o que quer que o futuro traga. Muitos estão sobrevivendo – simplesmente se segurando. A verdadeira diferença entre as organizações que sobrevivem e as que prosperam é que as primeiras cerram os dentes e reagem à mudança e à incerteza, enquanto as últimas colocam em prática estratégias para se adaptar e impulsionar a mudança e ideias inovadoras, beneficiando clientes, funcionários e outros partes interessadas no processo.

A ITIL® 4, a última revisão da estrutura de melhores práticas para gerenciamento de serviços da AXELOS, foi projetada para equipar líderes e profissionais de tecnologia com as habilidades para se adaptarem às mudanças. Em um nível, isso significa cimentar explicitamente as metodologias focadas na mudança no núcleo das certificações ITIL 4, como DevOps, Agile e mapeamento de fluxo de valor.

Mas, também, significa ajudar os líderes e outros profissionais a desenvolver uma visão estratégica mais ampla do que eles e sua organização fazem, tanto a partir de uma perspectiva de operações internas quanto em termos de como entregam valor a seus clientes, funcionários e outras partes interessadas, junto com a cadeia de valor de serviço (que mostra visualmente como a organização opera).

A publicação ITIL 4 Foundation destina-se a profissionais – em TI, mas não exclusivamente – que precisam conhecer mais sobre os fundamentos da ITIL 4 e entender como essa biblioteca vai posicionar a Tecnologia dentro da organização e suportar as mudanças tão necessárias. Esta missão é particularmente pertinente em um momento em que as organizações estão passando – e, em alguns casos, resistindo – mudanças sísmicas, seja uma convulsão organizacional e uma mudança para uma entrega de experiência do cliente omnichannel devido à pandemia ou ameaças e oportunidades de tecnologia mais amplas, como IA ou a mudança para a nuvem.

A Vesatec, possui uma capacitação direcionada a profissionais que desejam a certificação ITIL 4 Foundation para apoiar o direcionamento às melhores práticas em Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI, do inglês ITSM).

Acesse: https://www.vesatec.com.br/courses/itil-4-foundation-exame-e-learning/

Como líderes, podemos antecipar, responder e liderar melhor nossas organizações por meio dessas mudanças rápidas e sísmicas com algumas manobras simples e eficazes.

Tudo começa com a definição e comunicação de sua visão

Para alcançar a transformação acima, a organização deve ter uma visão. Ponto final. Muitos líderes existentes e aspirantes respondem a isso com: “Bem, eu sou um líder, visão e estratégia é o que eu faço.”

Excelente! Mas sua visão não tem sentido se não for bem definida e convincente ou se ninguém fora do C-Suite souber o que é ou como deve guiar suas ações.

A orientação da estratégia digital e de TI tem um forte foco em técnicas para ajudar as organizações a articular sua visão e ajudar os líderes a desenvolver uma linha de base para entender onde estão e como definir objetivos mensuráveis ​​para começar a se mover para onde desejam estar. E isso os ajuda a compreender seu progresso e manter esse ímpeto, uma vez que atingem a meta original. Porque não há mais status quo.

Não apenas visão, mas escuta

Uma organização pode ter adotado o DevOps, conseguindo, assim, vários lançamentos para melhorar sua experiência de compra online para seus clientes, mas isso não contará para nada se a equipe estiver construindo os recursos ou funcionalidades errados – coisas que nossos clientes não querem ou não precisam . Conforme as necessidades dos clientes mudam, devemos entender como são essas tendências.

Os líderes devem encontrar o equilíbrio entre focar em tecnologias e metodologias específicas e, novamente, olhar para o quadro geral. O mapeamento do fluxo de valor, por exemplo, pode ajudar uma organização a entender como melhorar a integração de novos funcionários ou clientes. Mas também deve ser analisado em termos de uma jornada mais ampla do cliente que leva em consideração nossos serviços contínuos, por exemplo.

E essa capacidade de recuar e ver as coisas em andamento é essencial, porque qualquer processo de mudança organizacional vai ficar difícil.

Neste ponto, é útil lembrar que muitos líderes e organizações enfrentaram e superaram desafios semelhantes. Que é exatamente o que o ITIL 4 documenta para que as organizações não tenham que aprender essas lições difíceis repetidamente.

A certificação ITIL 4 Foundation, quando combinada com outras técnicas e treinamentos mais avançados focados em Governança e Gestão, podem não apenas ajudar a liderar de forma mais eficaz, mas também equipar aqueles ao nosso redor com as ferramentas para executar a visão e estratégia e continuar a melhorar o funcionamento da organização.