Blog

Guia de Certificação ITIL®4: ATUALIZADO 2023!

9 de março de 2023


Da certificação ITIL®4 Foundation para ITIL®4 Master, aqui você encontrará tudo que você precisa saber sobre as últimas certificações ITIL®. A PeopleCert fez nesse último mês de fevereiro/23 anúncios muito importantes!

A IT Infrastructure Library (ITIL®) oferece as melhores práticas para a entrega de serviços de TI usando uma abordagem sistemática para o gerenciamento de serviços de TI (GSTI, do inglês ITSM – Information Technology Service Management). A certificação ITIL® está no topo de quase todas as listas de certificações de TI obrigatórias, e por um bom motivo. Como uma estrutura de gerenciamento de TI, a ITIL® pode ajudar as empresas a gerenciar riscos, fortalecer as relações com os clientes, estabelecer práticas econômicas e construir um ambiente de TI estável que permite crescimento, escala e mudança.

A ITIL®4 foi atualizada pela Axelos em fevereiro de 2019 para incluir maior ênfase na manutenção da agilidade, flexibilidade e inovação em questão de GSTI, ao mesmo tempo em que oferece suporte a redes e sistemas legados. A partir de 2021, a ITIL®4 foi totalmente implementada, e após a Axelos ser adquirida pela PeopleCert, houveram grandes novidades e em 2023, novos esquemas de certificação e o grande anúncio da flexibilização da certificação ITIL®4 Master foram grandes novidades.

Caminhos para a certificação ITIL®4

O esquema de certificação ITIL®4 é composta por várias carreiras possíveis. A mais conhecida é a ITIL®4 Managing Professional que inclui os principais módulos da carreira ITIL®4 Specialist, além do módulo Direct Plan and Improve que é compartilhado com o módulo ITIL®4 Strategic Leader.

Porém, em 2023 foram anunciadas várias novidades. A maior delas é a criação do novo módulo avançado ITIL®4 Practice Manager que focará em práticas, além do alcance automático da titulação ITIL®4 Master quando o candidato alcançar as titulações ITIL®4 Managing Professional, ITIL®4 Strategic Leader e ITIL®4 Practice Manager.

ITIL®4 Foundation

Não importa em qual caminho de certificação você se comprometa, primeiro você precisará ser aprovado no módulo ITIL®4 Foundation. Este exame introdutório cobre os principais conceitos e princípios do ITIL®4. Como uma certificação de nível de entrada, é projetado para ensinar aos recém-chegados o básico do ITIL®4 e para certificar que até mesmo profissionais experientes têm o conhecimento básico para avançar para certificações mais avançadas.

O curso ITIL®4 Foundation da VESATEC pode ser feito na modalidade E-Learning (aulas gravadas). Clique aqui para conhecer o modelo inovador E-Learning.

No final do curso, você fará um exame que consiste em 40 questões de múltipla escolha. O exame dura 60 minutos e você precisará de 26 respostas corretas para passar. A VESATEC é credenciada pela PeopleCert para prover este curso e os exames de certificação oficial. Como alternativa, você também pode optar por estudar por conta própria usando exames práticos, mas recomendamos fortemente a opção pela compra do curso. Se você comparar preços, a aquisição pode ficar até 20% mais barata (curso E-Learning + Exame) se a compra ocorrer pelo Portal VESATEC em detrimento à aquisição direta pelo site da PeopleCert.

ITIL®4 Managing Professional (ITIL®4 MP)

A certificação ITIL®4 MP é para profissionais de TI que trabalham com tecnologia e equipes digitais em toda a organização. Abrange o conhecimento necessário para a execução de projetos, equipes e fluxos de trabalho de TI usando habilidades práticas e técnicas.

A VESATEC possui toda a carreira ITIL®4 Managing Professional no modelo E-Learning e com pacote especial para aquisição da carreira completa.

Para concluir a certificação ITIL®4 MP, você precisará ser aprovado em uma série de módulos de exame:

ITIL®4 Specialist Create Deliver & Support (CDS): Este módulo cobre as principais técnicas de gerenciamento de serviço, desempenho de serviço e qualidade de serviço e métodos de melhoria, e é direcionado a profissionais de GSTI responsáveis ​​pela entrega ponta-a-ponta de produtos e serviços de TI. Clique aqui para conhecer o curso E-Learning ITIL®4 CDS da VESATEC.

ITIL®4 Specialist Drive Stakeholder Value (DSV): Este módulo cobre o envolvimento e as interações entre clientes, usuários, fornecedores e parceiros com o provedor de serviços. Você conhecerá melhor o desenho do SLA, gerenciamento de vários fornecedores, comunicação, gerenciamento de relacionamento, design de CX/UX e mapeamento da jornada do cliente. Clique aqui para conhecer o curso E-Learning ITIL®4 DSV da VESATEC

ITIL®4 Specialist High Velocity IT (HVIT): Neste módulo você aprenderá como integrar metodologias e frameworks ágeis, tais como Scrum e Lean com outras habilidades técnicas, incluindo nuvem, automação e testes automáticos, para realizar uma entrega rápida de produtos e serviços. Clique aqui para conhecer o curso E-Learning ITIL®4 DSV da VESATEC

ITIL®4 Direct Plan & Improve (DPI): O quarto módulo cobre as habilidades práticas de que você precisa para “criar uma organização de TI que aprenda e melhore com uma direção estratégica forte e eficaz”. Você se concentrará em como aproveitar as práticas ágeis, tais como Scrum e Lean para planejar e entregar melhorias contínuas rapidamente. Clique aqui para conhecer o curso E-Learning ITIL®4 DPI da VESATEC.

ITIL®4 Strategic Leader (ITIL®4 SL)

A certificação ITIL®4 SL é para todos os serviços habilitados digitalmente na organização, não apenas para as operações de TI. Esta certificação se concentra em como a TI pode influenciar e informar a estratégia de negócio. Para obter sua certificação ITIL®4 SL, você precisará ser aprovado em dois módulos de exame:

ITIL®4 Direct Plan & Improve (DPI): Este é o mesmo módulo oferecido na certificação MP, cobrindo as habilidades necessárias para criar uma organização de TI que “aprende e melhora”.

ITIL®4 Leader Digital & IT Strategy: No segundo módulo, você aprenderá como alinhar o negócio e a estratégia de TI, bem como saberá como lidar com tecnologias disruptivas.

ITIL®4 Practice Manager (ITIL®4 PM) – lançamento durante 2023

A certificação ITIL®4 PM estará focada nas práticas da ITIL®4 que estão na nova matriz de práticas (que substituíram os processos que existiam na ITIL® “v3”). Haverá um treinamento de um dia para cada prática com um exame de 30 minutos ou um treinamento de práticas combinadas de três dias e o exame de 90 minutos e 40 questões.

A regra é que o candidato que deseja a certificação ITIL®4 PM deverá possuir o módulo ITIL®4 Create, Deliver and Support (o mesmo que contempla a carreira ITIL®4 MP – Managing Professional visto anteriormente) e também, fazer a certificação em 5 práticas diversas do esquema ou, então, alcançar a certificação em um grupo de práticas combinadas.

Abaixo segue um briefing de cada grupo de práticas combinadas:

ITIL®4 Monitor, Support & Fulfill (Monitorar, Suportar e Preencher): Combina as práticas Central de Serviços, Gestão de Incidentes, Gestão de Problemas, Gestão de Requisição de Serviços e Gestão de Monitoração e Eventos.

ITIL®4 Plan, Implement & Control (Planejar, Implementar e Controlar): Combina as práticas Habilitação de Mudança, Gestão de Liberarção, Gestão de Configuração de Serviço, Gestão de Implantação e Gestão de Ativos de TI.

ITIL®4 Collaborate, Assure & Improve (Colaborar, Garantir e Melhorar): Combina as práticas Melhoria Contínua, Gestão de Nível de Serviço, Gestão de Relacionamento de Serviço, Gestão de Segurança da Informação e Gestão de Fornecedores.

ITIL®4 Master

Se você concluir todos os módulos necessários para os caminhos de certificação ITIL®4 MP, ITIL®4 SL e ITIL®4 PM você receberá automaticamente a certificação ITIL®4 Master.

Embora, o caminho para chegar a essa titulação tenha sido mais clarificado do que era anteriormente, ainda é importante que o candidato saiba que a certificação ITIL®4 Master requer uma sólida formação em GSTI e ampla experiência prática de trabalho com ITIL®, mas não há curso de treinamento ou programa de estudos fixo para esta certificação.

Toda a carreira de certificação ITIL®4 testará sua experiência e dedicação ao estudos. É importante que o ITIL®4 Master tenha o desejo de se tornar um líder na arte de gerenciar, criar estratégias de negócio digital, conduzir programas de transformação digital, compreender a jornada do cliente, dentre outros desafios que superam em muito uma simples certificação de processos para aplicar em ambiente de suporte técnico.

ITIL®4 – Módulos de Extensão

Externo ao programa de formação ITIL®4 Master, a PeopleCert também anunciou o lançamento de módulos de extensão que visam preparar o profissional de GSTI para algum desafio em particular. Esses módulos não são requisitos para a formação ITIL®4 Master, porém, aprofundam o candidato em algum tema em específico que possa ser vivenciado em sua carreira profissional. São eles:

ITIL®4 Specialist Sustainability in Digital & IT: Orientado à sustentabilidade e aprofunda conceitos de criação de consciência ambiental, tais como o Triple Bottom Line (3BL).

ITIL®4 Specialist Acquiring & Managing Cloud Services: Orientado à aquisição e gestão de soluções e plataformas em nuvem.

ITIL®4 Specialist IT Asset Management: Orienta o especialista na gestão de ativos e na criação do maior valor possível, por meio, do reconhecimento do valor deles para a TI.

ITIL®4 Business Relationship Management: Orienta especialistas em relacionamento com cliente, partes interessadas, equipes internas, gerenciando a comunicação e o constante alinhamento de expectativas, bem como a busca constante por novas soluções de negócio.

ITIL®4 Overview – Apresentar a ITIL® a quem ainda não a conhece!

A PeopleCert anunciou para o primeiro semestre deste ano a formação ITIL®4 Overview que será um curso introdutório (não mandatório) para que o candidato possa conhecer melhor a ITIL®, seu valor para o mercado e introduzí-lo no mundo das melhores práticas em GSTI antes que inicie de fato uma carreira de certificação pelo ITIL®4 Foundation.

O novo esquema anunciado já foi lançado pela PeopleCert?

Dentre as formações que foram abordadas neste artigo, as formações ITIL®4 PM ainda estão em fase de produção de conteúdo e avaliação. Bem como, algumas certificações do módulo de extensão, além do ITIL®4 Overview ainda estão em fase de produção de conteúdo. Abaixo, segue o roadmap recém anunciado para o lançamento das carreiras de certificação:

A Carreira ITIL®4 já está em Português do Brasil?

Muitos candidatos possuem receio em fazer cursos ou exames de certificação em idioma diverso que não seja o idioma nativo. Embora o receio seja verdadeiro, grande parte do conteúdo anunciado só poderá ser lido e realizado em inglês.

O ITIL®4 Foundation está 100% traduzido para o Português desde 2020 e é sucesso absoluto de adesão no Brasil e no mundo. Portanto, se você é um profissional de área tecnológica e precisa comprovar que será um verdadeiro patrocinador de iniciativas corporativas de governança, essa certificação será o seu cartão de visitas.

O ITIL®4 Managing Professional da VESATEC está com seu material didático integralmente em inglês, porém você pode assistir as aulas com o instrutor em português e perceberá que o idioma do exame não é de difícil compreensão. Além disso, você recebe tempo extra em relógio por não realizar o exame em idioma não-nativo, além de existirem termos técnicos, tais como touchpoint, brainstorming ou assessment, que são termos que podem em uma tradução para o Português causarem mais dificuldade para compreensão, pois estamos acostumados a abordá-los no cotidiano em inglês. Porém, essa carreira em específico tem a previsão de ficar 100% traduzida para o PT-BR até o fim do ano.

As demais certificações não citadas acima, ainda só podem ser consultadas em inglês ou serão lançadas em inglês sem a previsão para tradução ao Português. Porém, é importante reforçar que sempre será um desafio de qualquer candidato que deseje uma certificação avançada de reconhecimento global uma competência de leitura e compreensão intermediária do inglês. Por isso, não permita que o idioma seja uma barreira entre você e sua certificação.

Autor: Renan Correa Leandro

CEO, Instrutor e Especialista ITIL®4 da VESATEC. Com mais de 10 anos de formação em Governança, Compliance e Práticas Ágeis, realiza cursos, palestras e workshops em todo o Brasil e no Exterior abordando as melhores práticas em gestão de serviços de TI.